O que é o Ceratocone?

Ceratocone é uma patologia corneana, na qual a córnea fica protusa (forma cônica). Essa doença acomete os dois olhos, mas não é causada por inflamação e possui provável etiologia multifatorial (causada por muitos fatores). A forma cônica da córnea provoca um astigmatismo irregular e há uma baixa da acuidade e qualidade de visão. Esta patologia é de ocorrência pouco frequente e o diagnostico é feito, na maioria das vezes, entre a segunda e a terceira décadas de vida. No estágio inicial da doença, o diagnóstico se faz principalmente através de um exame chamado Topografia de Córnea. Nos casos mais avançados, o exame clínico pode ser suficiente para o diagnosticar a doença.

Ceratocone está associado a algumas doenças, como a Síndrome de Down. É comum um padrão familiar, com vários membros numa mesma família afetados. O ato de coçar os olhos é considerado um fator de risco no desenvolvimento da doença, principalmente quando realizado de forma vigorosa e repetida.

Quais são os tipos de tratamento?

Óculos

O uso de óculos pode melhorar a visão do portador, entretanto, não é suficiente para oferecer uma visão com qualidade.

Lentes de contato

As lentes regularizam a superfície corneana e melhoram a visão dos pacientes. Sendo, na maioria dos casos, a primeira escolha de tratamento.

Crosslinking

Este procedimento consiste na aplicação de radiação ultravioleta sobre a córnea em presença de vitamina B, tornando a córnea mais rígida e impedindo a progressão do Ceratocone. Este tratamento é feito sob anestesia de colírio e tem a duração de aproximadamente 15 minutos.

Implante de anéis intracorneanos

Reduzem a curvatura corneana, aplanando parcialmente a córnea. Isso reduz as aberrações de alta ordem.

Neste tipo de tratamento é utilizado o Laser de Femtosegundo. O laser cria um túnel na córnea e a seguir o cirurgião introduz o anel no interior do túnel. Com isso, obtém um efeito de redução na curvatura corneana, proporcionando uma melhor visão para os pacientes submetidos ao procedimento. O laser é aplicado em apenas 30 segundos, de forma indolor e muito precisa, reduzindo os riscos de complicações e obtendo melhores resultados, além de uma rápida cicatrização e retorno às atividades cotidianas rapidamente.

PRK Topográfico

Em alguns casos pode-se utilizar o laser, para corrigir o grau residual que o paciente tenha. Juntamente com esse laser, na maioria das vezes fazemos um crosslinking e diminui-se a curvatura na área central principalmente e melhora a qualidade de visão do paciente.

Não é um tratamento para todos os casos, pois depende do estágio que a doença se encontra. Existem casos em que um paciente passa pelo crosslinking em um olho e anel no outro olho. Isso é variável de acordo com o nível do Ceratocone.

WhatsApp chat