ceratocone

Numa publicação anterior sobre a Ceratocone, falamos a respeito das possíveis causas da disfunção e seus sintomas. Agora, vamos nos aprofundar sobre os tratamentos e como eles podem ser benéficos para a melhoria da sua condição.

Por se tratar de uma doença degenerativa, que gera alterações na curvatura da córnea e que ainda não possui cura, alguns procedimentos médicos devem ser adotados. O objetivo é propiciar uma boa visão e assegurar o uso de recursos para cuidar da saúde da córnea. São eles:

Lentes de Contato

Num primeiro momento, em estágio inicial da disfunção, ela pode ser tratada com o uso de óculos ou lentes de contato. O modelo vai de acordo com o estágio e a adaptação do paciente. 

Anéis Intracorneanos

Os anéis intracorneanos são uma opção excelente para a correção da doença. Após a sua implantação, percebe-se uma diminuição do cone, com redução da miopia e do astigmatismo presentes. Essa técnica tende a proporcionar uma melhora significativa da visão, além de ser indolor e não requerer internação. Os resultados trazem grande melhoria na qualidade de vida dos pacientes. 

Crosslinking

O Crosslinking da córnea funciona como um retardador, ou seja, impede a progressão do ceratocone. Ele promove o endurecimento da córnea, por conta da aplicação de luz ultravioleta. Esta, por sua vez, gera novas ligações entre moléculas de tecido colágeno e propicia um enrijecimento da córnea, com consequente estabilização da progressão da doença. 

Transplante de Córnea

Em quadros mais avançados, pode ser indicado o transplante de córnea para reabilitação visual, porque na maioria desses casos a visão torna-se muito reduzida, fazendo com que a adaptação a lentes se torne impraticável. 

O tipo de transplante a ser escolhido pelo oftalmologista vai variar de acordo com o nível de progressão do ceratocone. É importante destacar que o transplante de córnea não está associado à rejeição na maioria dos casos, tendo um índice alto de sucesso. 

Consulte seu oftalmologista. Ele é o especialista que irá cuidar da sua saúde ocular. A clínica de olhos e microcirurgia Dr. Ricardo Martin está pronta para te receber e fazer com que você volte a ver a vida de maneira plena e satisfatória. Agende uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat