O Buraco de Mácula é uma doença que afeta uma região situada no centro da retina (mácula), formando um buraco crescente, capaz de diminuir a acuidade visual central. O paciente perde a capacidade de ler e enxergar diretamente, mas não sofre perca de visão periférica. A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
Alguns dos sintomas de Buraco de Mácula são: baixa percepção visual, distorção na imagem dos objetos, visão dupla e dificuldade para leitura. Existem várias causas possíveis para a doença, como traumas, processos inflamatórios oculares ou miopia.
O buraco de mácula possui cura. Em estágios iniciais, o paciente pode recuperar totalmente a visão. Por isso, é importante o acompanhamento oftalmológico regular, para não permitir que a doença chegue a um estágio avançado.
O tratamento para o buraco de mácula, denominado vitrectomia, é feito cirurgicamente. A cirurgia é feita através da remoção da membrana epirretiniana, tecido fino que se desenvolve sobre a retina. Após a vitrectomia, o quadro do paciente pode evoluir para uma Catarata. Por isso, em alguns casos, realiza-se a cirurgia de Catarata simultaneamente, para evitar um problema futuro.
Leia mais: Você sabe o que é Blefarite?