Dor, vermelhidão e calor são sintomas típicos do Terçol, pequena infecção nas glândulas das pálpebras superiores e inferiores, perto da região dos cílios. Normalmente, a lesão é semelhante a uma pequena “bolinha”.
Causado, em sua maioria, por bactérias, o terçol possui resolução espontânea, melhorando em até cinco dias, aproximadamente. Ele deve ser sinal de alerta caso não melhore após este período: o terçol crônico deve ser tratado junto ao oftalmologista antes que se agrave. O tratamento se dá por indução de calor no local do Terçol através de compressas e uso de pomadas à base de antibióticos.
A melhor maneira de evitar o terçol é cuidando da higiene. Mãos limpas ajudam a evitar a transmissão de vírus e bactérias, por isso lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo no local em que já apareceu o Terçol.
O Terçol não é contagioso, mas, assim como vários outros problemas oculares, pode agravar e se tornar prejudicial à saúde ocular. Cuide melhor dos seus olhos, marque uma consulta com um de nossos oftalmologistas e fique em dia com a saúde da sua visão.
Leia mais: Entenda o que é a DMRI