Lentes de contatoestão cada vez mais comuns entre os brasileiros. E podem representar um perigo se não forem usadas de maneira correta, elas podem causar infecções e até mesmo doenças graves na visão.

Uma das principais dicas para quem usa lentes de contato é lavar as mãos antes de manuseá-las e, na hora de tirar, é só afastar as pálpebras e remover. Depois de removida, é preciso higienizá-la com uma solução específica e colocá-la de volta no estojo. É importante lembrar que não se pode usar qualquer produto na hora da higienização, é preciso usar produtos que eliminam as bactérias e não permitem o acúmulo de micro-organismos.

Vale ressaltar também que as lentes de contato têm prazo de validade e se não respeitar esse prazo pode ser perigoso – algumas duram apenas um dia, outras quinze dias e existem ainda aquelas que duram um mês, mas essas não podem ficar direto no olho e precisam ser retiradas e limpas.

Muita gente dorme com as lentes de contato e existem produtos específicos para o sono, por isso, é sempre bom pedir orientação ao seu oftalmologista. No entanto, de maneira geral, a recomendação é evitar dormir com as lentes de contato nos olhos.

Com o tempo, substâncias se depositam nas lentes e prejudicam seu funcionamento, podendo deixar a visão distorcida e causar infecções. Dessa forma, se as lentes de contato forem usadas da maneira errada, elas podem ainda inflamar os olhos e levar a alterações oculares como a conjuntivite.

 

Leia mais:

Alergias oculares exigem atenção especial

O uso de computador afeta a visão?

Dor de cabeça e sensibilidade à luz podem indicar problemas de visão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat