A catarata é uma doença que pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum é o envelhecimento do cristalino, que ocorre pela idade. Porém, também pode estar associado a Diabetes Mellitus, tabagismo, alcoolismo, trauma ocular, entre outros fatores.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas que possuem catarata ficam com a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas simples, como ler e dirigir um carro.

A deficiência visual causada por essa opacificação pode ser revertida com tratamento cirúrgico, no qual a lente natural opaca é removida e substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular. Qualquer portador de catarata deve ser submetido a cirurgia desde que tenha sua capacidade ocular prejudicada pela doença e apresente condições de recuperação pós-cirúrgica.

A cirurgia de catarata é a cirurgia mais realizada na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluíram nas últimas décadas. Hoje em dia é utilizado o Laser Femtosegundo, o mesmo utilizado para a cirurgia refrativa.

O laser de femtosegundo é a opção mais avançada tecnologicamente para a realização de cirurgia de catarata, trazendo vantagens para o sucesso da cirurgia. Os pacientes que precisam se submeter ao procedimento, ganham em precisão e confiabilidade devido não ter mais o uso de bisturi.

Assista abaixo a uma série de 4 vídeos onde o Dr. Ricardo Martin explica sobre o tratamento para Catarata:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat