É na infância que se manifestam as principais doenças oftalmológicas. Por isso aos primeiros sinais de dificuldade em enxergar, os pais devem procurar ajuda médica para que o tratamento correto seja realizado.
Conheça os principais sinais que a criança não está enxergando bem:
Até 2 anos – O lacrimejamento excessivo pode indicar que algo está errado no canal da lágrima. Para evitar o agravamento da doença, é preciso consultar um especialista, que, por meio de exames, indicará a melhor forma de tratamento. Em casos mais graves, é preciso fazer uma cirurgia para corrigir a obstrução do canal lacrimal.
Entre 2 e 5 anos – Nessa fase costuma surgir o estrabismo acomodativo, conhecido como ambliopia, que consiste na diferença do alinhamento entre os olhos. O tratamento consiste em tampar o olho sadio e forçar o outro a enxergar e o uso de óculos.
Entre 5 e 7 anos – No inicio da vida escolar é preciso redobrar a atenção. Qualquer desinteresse pelas aulas pode indicar que algo está errado na visão. As doenças mais comuns são miopia (dificuldade em enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto) e astigmatismo (distorção das imagens de objetos seja de perto ou de longe). O tratamento é feito com o uso de óculos de grau, que deverá ser receitado pelo oftalmologista.
Leia mais: Teste do olhinho previne 60% das causas de cegueira na infância