O brasileiro anda exagerando no sal e no açúcar e, sem saber, está colocando sua saúde em risco. O sal e o açúcar em excesso são os grandes vilões na causa de doenças como diabetes e hipertensão arterial.
Você sabe a quantidade certa de sal e açúcar que podemos ingerir por dia? O consumo médio diário de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5 gramas, mas aqui consome-se quase o dobro, 9,6 gramas por dia. De açúcar, em vez dos 25 gramas diários indicados, 150 gramas vão para a alimentação.
Recentemente a OMS recomendou que a quantidade diária de açúcar seja reduzida à metade: em vez de 10% das calorias totais, que sejam 5%. E, para tentar resolver o problema do excesso de sal, o Ministério da Saúde já assinou quatro acordos de redução do teor de sódio nos alimentos industrializados para chegar à meta de diminuir 68% em quatro anos.
Os especialistas consideram a redução do sal muito importante, principalmente para hipertensos, com a ressalva de que, ao contrário do açúcar, o sal tem uma função vascular: em uma pessoa saudável, ajuda a manter os níveis de pressão arterial, entre outros efeitos.
Para garantir a saúde, o importante é consumir os ingredientes do dia-a-dia na medida certa e, sempre que possível, é importante substituir produtos industrializados por naturais.
Leia mais: Cuidados básicos para manter o colesterol na linha