O descolamento de retina é a separação da retina do tecido de sustentação subjacente, parte dos olhos que a sustenta. A camada que forma a parte sensível à luz da retina forma uma fina película, quando essa camada se separa, a retina perde sua funcionalidade e a lesão pode ser permanente.

O descolamento pode começar de forma sutil, mas, se não for tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina. Normalmente, ocorre em indivíduos míopes, pessoas que foram submetidos a uma cirurgia de catarata ou os que sofreram uma lesão ocular.

O descolamento não causa dor, mas prejudica a visão, formando imagens de formas irregulares e borradas. A perda da visão começa em uma pequena área do campo visual, e, enquanto o descolamento avança, ela aumenta.

Qualquer sintoma que indique uma perda de visão súbita é motivo para que o indivíduo agende uma consulta com o oftalmologista imediatamente. O médico irá avaliar o tipo de descolamento e, dependendo do nível, recomendará uma terapia a laser, por congelamento ou cirurgia.

 

Leia mais: Você sabe o que é ceratite?

Você sabe o que é estrabismo?

O que é daltonismo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat