Causada por micróbios e na grande maioria das vezes, por bactérias, o Terçol é a infecção de uma pequena glândula da pálpebra, podendo ser interno ou externo conforme a glândula atingida. Atinge a parte do olho que se conecta com os cílios ou a borda da pálpebra. Inicia-se como um pequeno carocinho, o qual apresenta vermelhidão na pálpebra e pode ficar um pouco dolorido. Geralmente o terçol forma um pequeno nódulo, incha com um ponto purulento.

Nas nossas pálpebras possuem glândulas sebáceas, produtoras de gordura, responsáveis por evitar o ressecamento da pele. Temos glândulas sebáceas por toda a pele. Nas pálpebras elas recebem o nome de glândulas de Zeiss e glândulas de Mol. O terçol ocorre quando há obstrução e contaminação destas glândulas.

Uma boa higiene é a melhor forma de prevenção quando se trata de um terçol. Uma maneira de reduzir o risco de aparecimento de terçol é retirar sempre a maquiagem antes de ir dormir. O passo mais importante no tratamento do terçol é a limpeza das pálpebras. Na maioria dos casos, o terçol seca sozinho entre três e cinco dias, mas em casos graves ou recorrentes é preciso acompanhamento de oftalmologista .

O tratamento pode incluir calor local com compressas ao longo do dia para conseguir diminuir o inchaço e acelerar a drenagem, pomadas à base de antibiótico e corticoesteróide, tudo sempre com orientação médica.

LEIA TAMBÉM: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat