Cerca de 80% das informações recebidas por nossos sentidos vêm dos olhos
Por isso, precisamos ter atenção especial, para não sofrermos problemas tardios.
Os olhos vermelhos, chamados de hemorragia subconjuntival, podem ter várias causas, como aumento da pressão arterial, fragilidade capilar, ou excesso de esforço ao coçar. Os olhos também podem ficar vermelhos devido ao Terçol (espécie de espinha na pálpebra).
Dependendo da forma de manuseio, até o colírio pode causar irritação na vista.
Para evitar ou amenizar, segue algumas dicas:
Colírio
O jeito certo de pingar o colírio é: pôr uma gota em cada olho e puxar levemente a pálpebra inferior. Feche os olhos e permaneça assim por dois minutos. Evite encostar o bico do colírio nos cílios na hora de usá-lo.
Antes de tocar nelas, necessário lavar a mão com sabonete neutro, para remover resíduos. Use também uma toalha que não solte fiapos. Nunca durma com as lentes de uso diário.
Recomenda-se a troca de lentes a cada seis meses, para evitar acumulo de bactérias provenientes dos dedos.
Água corrente e dedo nos olhos
A água corrente é suficiente pra limpar bem o olho. Nunca coloque o dedo dentro do olho, ciscos, cílios e qualquer outro objeto estranho devem ser tirados somente com água limpa e corrente. Se não sair, procure um oftamologista.
Maquiagens:
Jamais utilize maquiagens vencidas. Elas podem causar alergias e irritações. Utilize demaquilantes de boa qualidade para a retirada dos resíduos.
Leia Também:
Cirurgia de Catarata em Juiz de Fora
Porque fechamos os olhos quando espirramos?
Simplificando a Oftalmologia: Alguns males que acometem os olhos