O uso de computadores é tão comum no nosso dia-a-dia que as vezes nem percebemos os malefícios que o contato constante com ele pode trazer.
Algumas pequenas adaptações no ambiente podem evitar maiores problemas. Não é aconselhado manter aparelhos de ar-condicionado o ventiladores ou o foco da luz direcionados diretamente para os olhos.
Uma dica importante é optar por ambientes mais claros e com a luz mais difusa na hora de se conectar para agredir menos os olhos e proteger a visão, pois com a claridade, a pupila se fecha e fica mais protegida, melhorando a visibilidade e deixando a luz direcional do computador menos “agressiva”.
É necessário uma atenção especial com as crianças. O quanto antes for detectado o problema, melhor. Por isso é necessário passar pelo “teste de olhinho” logo ao nascer, e avaliações oftalmológicas frequentemente.
O ‘olho seco’ é outro problema que o uso com o computador pode trazer a visão. Mas é necessário antes de de escolher/aplicar o colírio, uma consulta para decidir qual é o correto.
Veja no quadro abaixo mais dicas para proteger a visão:
