Olhar diretamente para o sol pode prejudicar a visão – VERDADE
Olhar diretamente para o sol pode trazer diversas consequências em curto e longo prazo, como queimadura macular, catarata e DMRI (degeneração macular relacionada à idade), segundo informações do National Eye Institute, dos Estados Unidos. Se a exposição for prolongada, pode causar lesão irreversível na retina, ceratite (inflamações na córnea), formação de pterígio (espécie de tecido carnoso que cresce sobre a córnea) e também acelerar o surgimento da catarata.
Óculos de sol devem ser usados somente no verão – MITO
Óculos de sol devem ser usados em todas as estações do ano, pois protegem contra os raios ultravioletas, que são nocivos aos olhos. A exposição demasiada a essa radiação provoca o envelhecimento do cristalino (espécie de lente transparente localizada atrás da íris) e o ressecamento da conjuntiva (membrana que reveste a parte branca dos olhos), favorecendo o surgimento de catarata.
Uma dieta equilibrada pode ajudar na saúde dos olhos – VERDADE
A alimentação reflete-se na saúde de todo o corpo e isso inclui os olhos. Uma vitamina essencial é a vitamina A, cuja deficiência pode causar problemas como olhos secos e cegueira noturna. Além disso, nutrientes como a vitamina E e C, além de luteína e zeaxantina, são muito importantes para a saúde dos olhos.
Não é preciso prescrição média para usar colírio – MITO
Colírios também são medicamentos e devem ser usados com cautela. Seu consumo indiscriminado pode causar mais problemas do que resolvê-los. A utilização de alguns colírios sem controle, como os de antibióticos e de cortisona, pode causar perda de visão e até cegueira.
Não se deve dormir com lentes de contato – VERDADE
As lentes de contato absorvem água e, enquanto dormimos, não piscamos. Assim, não produzimos lágrimas, o que resulta em olhos ressecados. O recomendado é retirar as lentes antes de dormir e guarda-las em embalagem própria, contendo o líquido indicado para sua conservação.
LEIA TAMBÉM: