Não é nada difícil encontrar alguém com óculos de grau na rua. Uns gostam, outros não.

Mas, a diferença entre astigmatismo e miopia causa algumas dúvidas.

Em uma pessoa normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, e quando chegam à outra lente, a retina, eles se juntam em um mesmo ponto para formar a imagem. Mas, na miopia, isso não ocorre. O foco visual se forma antes da retina, e o paciente tem dificuldade de enxegar de longe. Já no astigmatismo, é quando o foco visual ao invés de se formar em um único ponto, se forma em dois pontos, antes e depois da retina, o que gera uma dificuldade para enxergar, tanto de longe, quanto de perto, visto que falta o foco e a visão fica “borrada”.

O grau está relacionado com a distância entre o ponto em que se forma a imagem e a retina, por exemplo na miopia, a imagem se forma antes da retina e essa distância entre o ponto que estã se formando e a retina é que vai determinar o grau. Quanto maior a distância, maior a necessidade do grau.

Para corrigir esses problemas, existem as correções que não são definitivas, como o uso de óculos de grau e de lentes. Já na cirurgia refrativa, que é feita com técnicas modernas com laser, onde o médico altera a curvatura da córnea, colocando a imagem que está se formando antes ou depois ou em dois pontos, na retina.

 

Leia Também:

O uso de computadores afeta a visão?

Cirurgia de catarata em Juiz de Fora

Cientistas detectam catarata estrelada em paciente na Áustria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat