É maravilhoso fotografar para ter um registro de cada etapa da vida de uma criança. Porém, é necessário ter alguns cuidados com o uso do flash, pois a luz intensa pode trazer danos à visão do bebê.
As células da retina do bebê, quando expostas à luz intensa do flash, demoram a se recuperar. Ao contrário do que ocorre com os adultos, a visão do recém-nascido se restabelece com maior lentidão. Por isso, o recomendado é apresentar os estímulos luminosos de maneira não repetitiva e momentânea, para evitar possíveis problemas de visão na criança.
Tenha também atenção redobrada com as lâmpadas de cor azul. Elas provocam queimaduras na superfície ótica, tal como a luz solar. A luz azul pode causar doenças maculares. O ideal é fotografar o bebê durante o dia. Aproveite a luz natural e faça muitos cliques com o pequeno.
Se, por ventura, precisar registrar fotos em ambientes fechados, procure um local bem iluminado, para que não seja necessário o uso do flash. Fotos ao ar livre à noite é desaconselhável. Evite sempre que possível.
Leia mais: Como acostumar as crianças ao uso dos óculos