Cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, confirmaram, através de estudos em ratos, que a prática de atividade física previne contra a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de perda de visão entre os adultos mais velhos.
Para realizar os testes, os ratos praticaram exercícios físicos e, depois, foram induzidos a ter degeneração macular por meio da reflexão de luz tóxica nas retinas deles. Após semanas de observação os pesquisadores notaram que os animais que realizaram exercícios mostraram uma menor degeneração de fotorreceptores da retina, responsáveis pela visão, em comparação aos animais que não haviam se exercitado.
Segundo os pesquisadores, os exercícios físicos parecem diminuir a taxa de morte dos fotorreceptores e os experimentos sugerem que isso ocorre devido a um aumento do NPDF (fator neurotrófico responsável pela neuroproteção) no cérebro. Agora, os cientistas buscam identificar quais tipos de atividades físicas seriam mais benéficas à retina para potencializar os tratamentos de visão.
Leia Também:
Como é feita a cirurgia refrativa?