O exercício físico, como o aeróbico, já é visto como um aliado de hipertensos. Agora, o exercício isométrico, aquele em que não há movimento, e sim, a contração muscular também. É o que revela um estudo brasileiro em parceira com pesquisadores de Canadá, Bélgica e Inglaterra.

Publicada na revista Sports Medicine o estudo mostra que este tipo de exercício foi capaz de reduzir em média 10 milímetros de mercúrio (mmHg) da pressão de hipertensos. No experimento, os pesquisadores usaram um equipamento parecido com um exercitador de mãos (ou hand grip). Era medida a força máxima do voluntário, que passava então a fazer duas séries de dois minutos a 30% de sua força com as mãos esquerda e direita. O programa durava 12 minutos, e esta rotina foi mantida por dez semanas. Depois deste período, eles notaram a melhora no quadro da pressão arterial dos indivíduos.

Segundo os pesquisadores, este treino é seguro e pode ser indicado para hipertensos como uma forma simples e fácil de reduzir a pressão arterial, uma vez que pode ser feito vendo TV ou lendo o jornal por exemplo.

Há algumas décadas, acreditava-se, por exemplo, que o exercício físico era contraindicado para hipertensos e pessoas com doenças cardiovasculares, pois sabe-se que o treino costuma aumentar o ritmo cardíaco. Entretanto, novos estudos mostraram os benefícios do exercício para a saúde do coração.

A mudança do estilo de vida é a principal forma de controlar a pressão arterial, como parar de fumar, controlar o peso, ter uma alimentação saudável, reduzir a ingestão de sal e manter-se fisicamente ativo.

 

Leia mais: Cuidados com os olhos devem ser maiores no verão

A C.O.M. Dr. Ricardo Martin possui um centro diagnóstico próprio para fazer exames oculares

Para cada cor de lente, uma proteção diferente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat