Estima-se que 200 milhões de pessoas no mundo tenham daltonismo. Entre os tipos de daltonismo está aquele que a pessoa não distingue tons de vermelho, outro em que ela não distingue tons verdes e outro em que os tons azuis são difíceis de enxergar. Contudo, o tipo mais raro é quando a pessoa enxerga o mundo em tons de cinza por não conseguir distinguir nenhum dos três tons.

Agora a tecnologia entra em cena. Uma empresa chamada EnChroma criou um modelo de óculos de sol inteligente com lente especial capaz de corrigir alguns tipos de daltonismo.

Por enquanto a EnChroma fez dois tipos de óculos: o Cx-D para quem tem deuteranopia (não enxerga tons verdes) e Cx-PT, para quem tem protanomalia (não enxerga tons vermelhos).

A empresa não afirma ter encontrado uma cura. Na realidade, a empresa define seu produto como um “dispositivo de assistência”, um equipamento que irá ajudar aqueles que não captam o espectro de ondas luminosas de forma correta a enxergarem cores no espectro vermelho-verde.

Muitos usuários relataram mudanças em suas percepções de cor durante os testes dos óculos. “O mundo fica muito mais interessante visualmente” disse um usuário durante uma das fases de testes. Outro usuário escreveu: “Eu nunca imaginei que ficaria tão emocionado com a habilidade de ver cores antes tão difíceis de diferenciar de forma vívida”.

Assista ao vídeo e veja a reação dessa garotinha ao enxergar algumas cores pela primeira vez.

 

 

Quer os óculos EnChroma estejam expandindo as cores do espectro verde-vermelho ou quer eles estejam criando um mundo mais saturado e com mais contraste, não há dúvida de que a tecnologia está ajudando várias pessoas pelo mundo, entre elas, os daltônicos.

A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin também acredita que a tecnologia chegou para proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas. Por isso a clínica investe em equipamentos de última geração, além de capacitação de seus profissionais. Você pode ler mais sobre este assunto nos textos abaixo que já foram publicados em nosso site.

 

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat