Algumas pessoas sofrem com a falta ou diminuição da produção de fluidos do nosso corpo, como as lágrimas, a saliva e até mesmo o suor.
A Síndrome de Sjögren, também conhecida como Síndrome Seca, é uma doença nas glândulas exócrinas, que são responsáveis por produzir as secreções do nosso corpo.
Ao contrário do que muitos pensam as lágrimas não servem apenas para hidratar os olhos, mas também realizam outras importantes tarefas, como o fornecimento de eletrólitos, proteínas e enzimas que combatem bactérias.
O olho seco pode causar embaçamento da visão transitório e costuma ser solucionado com a própria piscada, que lubrifica os olhos. Porém, com a doença do olho seco isso pode incomodar muito, sendo necessário uso de colírio lubrificante. O olho seco é comum em mulheres após a menopausa.
Para aliviar o olho seco é possível usar um colírio lubrificante várias vezes ao dia, desde que devidamente recomendado por um oftalmologista, além de beber muito líquido e fazer uma dieta com bastante peixes ricos em gordura, como salmão e sardinha. O uso de umidificador de ambiente também pode ajudar. É importante lembrar de piscar os olhos em frente dos aparelhos de TV e computador e também evitar ambientes com ar condicionado e ventilador diretamente nos olhos.