A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2050 mais de 50% da população ocidental será afetada pela miopia, sendo esse o tipo mais comum de problema ocular. Esse distúrbio de refração faz com que as imagens percam o foco em distâncias maiores, sendo comumente chamada de “dificuldade para ver de longe”.
Em nosso blog, nós já falamos sobre as causas e sintomas da miopia, pontuando as principais complicações que esta condição pode gerar: descolamento de retina, glaucoma, catarata, dentre outras implicações que podem levar até mesmo à cegueira. Preocupante, não é mesmo?
A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin sabe que a qualidade da visão é um dos bens mais preciosos. Por isso preparamos um guia completo sobre os tratamentos para a miopia. Confira:
Estes são os meios mais comuns para corrigir a visão com miopia. São diversos os modelos, estilos e tamanhos. Basta encontrar a opção que melhor se adapta à sua rotina e aderir o uso. No entanto, devemos lembrar que é imprescindível a avaliação de um oftalmologista capacitado para identificar a necessidade, grau e precisão das lentes corretivas.
As opções em lentes são:
Monofocal: Corrige apenas a uma deficiência de refração – perto ou longe.
Bifocal: Corrige a visão para longe e para perto, não sendo efetiva em distâncias intermediárias
Multifocal: Corrige a visão em todas as dimensões: perto, longe e meia distância.
No entanto, óculos e lentes de contato podem representar incômodos, seja em relação à adaptação, estética ou irritação da visão. Estas questões levam muitas pessoas a deixarem os óculos guardados na gaveta ou a contraírem infecções pela má higienização ou uso prolongado de lentes de contato. Com isso, as cirurgias refrativas estão sendo cada vez mais procuradas, e é sobre elas que falaremos a seguir.
A Cirurgia Refrativa é um procedimento rápido, indolor e seguro, que pode corrigir não apenas a miopia, mas também a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. É a opção ideal para quem possui grau estabilizado.
Dentre outras condições e pré-requisitos para a realização da Cirurgia Refrativa, destacamos: ter idade mínima de 18 anos; ter a refração estável nos últimos 12 meses; não ser portador de ceratocone; não apresentar contra-indicações nos exames clínicos e complementares; e não estar grávida.
O tratamento corrige a miopia por remodelar a curvatura da córnea. Atualmente, uma das mais modernas tecnologias cirúrgicas para corrigir erros refrativos é realizada através de laser. Ele pode ser aplicado por meio das técnicas LASIK com laser de Femtosegundo ou PRK. Estes procedimentos cirúrgicos são seguros e precisos, oferecendo aos pacientes uma cirurgia rápida e, posteriormente, uma excelente qualidade de visão.
A equipe da Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin está pronta para analisar a necessidade cirúrgica e, caso necessário, orientar o passo-a-passo dos exames a serem feitos e qual é a melhor técnica a ser utilizada em cada caso.
Com esta técnica cirúrgica a recuperação da visão ocorre de forma gradual, chegando à máxima visão em até 30 dias.
Ambas as cirurgias são rápidas, não doem nada e são bastante seguras. A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin realiza ambas as cirurgias com a máxima qualidade, através de tecnologia de ponta e equipe especializada, preocupada com o bem-estar dos pacientes e com a eficiência máxima em todos os procedimentos. Clique aqui, agende sua consulta e tenha uma qualidade de vida muito melhor!