No próximo dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Destacamos pontos importantes sobre o assunto, para que você possa ter atenção em alguns fatores que ajudam na proteção dos nossos olhos, mas muitas vezes não são observados pelas pessoas no dia a dia.

 

Alimentação:

Uma alimentação saudável e rica em antioxidantes pode prevenir ou retardar o aparecimento de lesões como, por exemplo, ocorre na degeneração macular relacionada a idade (DMRI) que traz grandes transtornos aos seus portadores. As deficiências de vitaminas estão hoje em dia mais raras devido à evolução na produção agrícola, tendo a população melhor acesso a uma grande variedade de alimentos. No entanto o Omega 3 (que não é uma vitamina, mas um ácido graxo essencial – não é produzido pelo nosso corpo e precisa ser ingerido) tem um papel importante para a manutenção dos mecanismos de lubrificação dos olhos, além de outros órgãos do corpo.

 

Proteção Ocular:

Óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

 

Uso do Computador:

Dois aspectos são importantes quando nos referimos aos inconvenientes gerados pelo uso de computadores. O primeiro decorre do excessivo número de horas em que se passa hoje em dia com olhares fixos nas telas dos monitores. Nunca se usou tanto a visão como agora. Assim, pequenos erros refrativos (pequenos graus) já podem trazer grandes desconfortos. O outro aspecto é o que se passa na superfície dos olhos pela baixa frequência do piscar. Estudos mostram que há uma diminuição do piscar trazendo sintomas como ardor, coceira e sensação de “areia”. Os olhos costumam ficar levemente vermelhos ao fim do dia e necessitam de apoio do Oftalmologista para uma boa orientação.

 

Controles Periódicos:

 

O exame oftalmológico pode revelar doenças silenciosas como o Glaucoma (pressão dos olhos elevada) e muitas outras, como degenerações periféricas, que poderiam evoluir para um descolamento de retina, uma condição tratável, mas grave. É preciso fazer, pelo menos, consultas anuais com um especialista. Além disso, dores de cabeça, incômodos como ardor, secreções, vermelhidão, entre outros, precisam ser checados para se eliminar a possibilidade de problemas sérios antes que seus tratamentos se tornem mais complexos.

 

LEIA TAMBÉM: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat