O Carnaval é época de alegria, de tirar a fantasia do armário, rever amigos, correr atrás do trio e caprichar na maquiagem. São dias de muita alegria, calor, suor e aglomerações. Quem vai aproveitar os dias de folia precisa ficar atento a alguns cuidados.
Os produtos como os sprays de espuma em contato com os olhos podem comprometer a visão e causar sensação de areia nos olhos, vermelhidão, dor e vários tipos de reações alérgicas. Nessa hora lave a área afetada com água corrente e se não melhorar, procure um médico oftalmologista.
O perigo também pode começar antes mesmo de sair para a rua. As sombras com glitter ou purpurina podem arranhar a córnea ou se acumularem nas pálpebras e causar irritações. O lápis de olho também pode obstruir os orifícios das glândulas, aumentando os riscos de inflamação e infecção local, causando terçol ou blefarite (inflamação das pálpebras).
Neste período, crescem os casos de inflamação e a doença mais comum é a conjuntivite. Geralmente a doença acomete os dois olhos, dura entre uma semana a 15 dias e costuma não deixar sequelas. Entre os sintomas estão olhos vermelhos, ardência, inchaço e lacrimejamento.
A contaminação do olho geralmente ocorre por contato com mãos infectadas, compartilhamento de toalhas de rosto e cosméticos. Portanto, usar maquiagem de boa qualidade e em quantidade adequada, retirá-las com demaquilantes e lavar bem o rosto, são atitudes que ajudam e são extremamente necessárias para a saúde ocular. Não se esqueça de respeitar o prazo de validade dos produtos usados e é importante não compartilhar maquiagem como rímel, lápis, delineador e sombra.
Com esses cuidados, o folião poderá aproveitar o carnaval com tranquilidade.