Por conta de diversas razões de saúde, as pessoas podem sofrer de baixa visão ou acuidade visual, quando a habilidade visual diminui, mas não anula. É considerado como de baixa visão o paciente que possui uma acuidade visual menor do que a média das pessoas (0,3). Essa medida pode ser feita através de exames de vista. Também é considerado como paciente de baixa visão aquele que possui percepção de luz ou campo visual baixo (menor do que 10 graus).
As principais causas desse problema podem variar. A perda de visão pode decorrer de ferimentos, traumatismos ou algum tipo de vazamento na vista. Bebês recém-nascidos podem sofrer com baixa visão como resultado de alguma infecção. A criança ainda não nascida pode sofrer com o problema caso a mãe sofra de doenças como rubéola, toxoplasmose e algumas doenças venéreas.
Infelizmente, o combate à baixa visão não tem nenhum tratamento comprovadamente eficaz. Acredita-se que uma alimentação controlada pode ajudar no início da condição ocular, pois vitaminas e minerais influenciam diretamente na mácula, responsável por causar lesões a longo prazo que causam a baixa visão.
Ao primeiro indício de baixa visão, o paciente deve consultar imediatamente um oftalmologista. A melhor forma de detectar esse tipo de problema a tempo é realizando consultas regulares com o médico especialista.
Leia mais: O que é catarata?