Existem cada vez mais crianças utilizando lentes de contato diariamente ou para realizar alguma atividade esportiva, já que se sentem mais seguras para correr e brincar sem a preocupação de que uma pancada possa quebrar os óculos.

As vantagens do uso de lentes de contato por crianças são imensas. As lentesprotegem melhor o olho da criança diante da entrada de partículas, servem de escudo de possíveis choques com boladas, facilitam a prática de um esporte, e dão muita segurança para correr, pular, e se mover. Além disso, as lentes são aconselháveis para os casos de ambliopias e também para solucionar miopias com grandes diferenças de visão entre os olhos.

As lentes de contato devem estar adaptadas às necessidades e aos problemas visuais da criança. Podem ser indicadas para crianças entre 6 e 12 anos, quando se pode dizer que a criança já tenha um olho maduro.

Aos menores, é recomendável que sejam os pais que coloquem e tirem as lentes. Na hora de escolher uma lente para o pequeno, tenha em conta que as lentes sejam de baixo custo de manutenção, fáceis de utilizar, que permitam o olho respirar, e que o processo de adaptação seja o mais tranquilo possível. Antes dos 6 anos, a lente de contato só é aconselhável em casos de terapias especiais, como são os casos de ambliopia.

 

Leia mais: Como acostumar as crianças ao uso dos óculos

Fotos com flash podem prejudicar saúde ocular de bebês

Quando crianças podem começar a usar tablets e smartphones?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat