Alterações na visão seguidas de fortes dores de cabeça, enjoo, intolerância ao som alto e sonolência são sintomas de uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial: a Enxaqueca Oftálmica. Também conhecida como aura visual, esse tipo de enxaqueca que se distingue das mais comuns, pois afeta a visão e outros sentidos.

Embora chamada de enxaqueca oftálmica, a doença tem origem neurológica. Trata-se de um distúrbio rápido e reversível de circulação cerebral, que precede o aparecimento das crises de dor de cabeça. A aura visual pode ter várias causas. O que se sabe é que o período menstrual; o jejum prolongado; o uso de anticoncepcionais; alterações no sono e estresse; o consumo de frituras, café, chocolate e álcool e problemas na coluna cervical são gatilhos para as crises.

Por se tratar de um problema que afeta primordialmente a visão, os pacientes recorrem, primeiro, aos oftalmologistas para diagnosticar a doença. Após a realização de exames, quando o oftalmologista descarta as possibilidades de problemas no globo ocular, o paciente é encaminhado ao neurologista.

Com o passar do tempo, os sintomas visuais que precedem a crise de enxaqueca servem de alerta para o paciente que já sofre há algum tempo com a doença. O tratamento é apenas sintomático, ou seja, livra da crise, mas não evita outras, a menos que se descubra uma causa definida para o problema.

 

Leia mais: Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono

Você sabe o que é celulite orbitária?

Fumar também prejudica a saúde ocular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat