Um estudo realizado na Universidade de Oxford (Reino Unido) revelou que entre os vegetarianos, há uma redução de 32% no risco de morte por doenças cardíacas. Algumas dietas que restringem o consumo de carne vermelha fazem bem não só ao coração, mas também é ótima para os olhos, reduzindo em cerca de 40% o risco decatarata.

A ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e ômega-3, é muito importante e podem ser encontrados em frutas, legumes e verduras frescas.

Várias frutas de diversas cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como o brócolis e couve, contêm antioxidantes que protegem os olhos, e reduzem os danos causados pelos radicais livres. Milho verde, mamão, laranja e ovos, contém uma substância muito importante no combate à degeneração macular relacionada a idade (DMRI), a luteína.

Mas, toda dieta deve ser balanceada. Não adianta comer muitas frutas e verduras sem reduzir drasticamente a ingestão de sal. O sódio colabora e muito ao desenvolvimento da catarata. A síndrome do olho seco também pode ser evitada, incluindo na dieta peixes, castanhas e óleo de canola, que são fontes de ômega-3. Nunca se esqueça de olhar o rótulo das embalagens, e prefira sempre alimentos prontos com baixa qualidade de sódio.

 

Leia Também:

Não se esqueça dos olhos no carnaval

Bem Estar exibe matéria sobre catarata, degeneração macular e ceratone

Cirurgia de Catarata em Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat