A Catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho humano). Esta opacificação causa um embaçamento visual – algo como a visão em um dia de neblina ou através da fumaça. Na grande maioria dos casos, a Catarata surge na terceira idade, pois a principal causa é o envelhecimento das células. No entanto, a opacificação do cristalino (Catarata) pode surgir durante a infância, quando é chamada de catarata de desenvolvimento, principalmente as portadoras da Síndrome de Down. Também adquirida durante a gestação, através de infecções (toxoplasmose, rubéola e citomegalovirus), a Catarata pode surgir devido a alterações embrionárias e condições genéticas.

Outros fatores que podem levar ao desenvolvimento da Catarata são:
– Uso prolongado de medicamentos com corticóides;
– Trauma contuso ou penetrante do globo ocular;
– Inflamação e/ou infecção intraoculares prolongadas;
– Diabetes;
– Uveítes;
– Radiação.
Qual é o tratamento? Como é feita a cirurgia de Catarata em Juiz de Fora?
Na Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin, a cirurgia de catarata em juiz de fora é realizada através de um processo chamado Facoemulsifição, onde o cristalino opaco é fragmentado em pequenos pedaços e aspirado. Este procedimento é considerado o mais moderno da atualidade, onde é feita uma pequena incisão de 2mm seguido do implante de uma lente intraocular que poderá restaurar a visão para perto e para longe. A anestesia para o procedimento pode ser tópica (colírio ou gel anestésico) ou bloqueio.
A cirurgia de catarata em Juiz de Fora pode ser realizada na Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin, que possui centro cirúrgico próprio e modernas instalações para receber pacientes de Juiz de Fora e outras cidades da zona da mata mineira, como: Ubá, Muriaé, Manhuaçu, Viçosa, Cataguases, Ponte Nova, Leopoldina, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Além Paraíba, Carangola, São João Nepomuceno, Raul Soares, Espera Feliz, Manhumirim, Lajinha, Divino, Ervália, entre outras. Além de cidades do Rio de Janeiro, como: Petrópolis, Itaipava, Três Rios, Barra do Piraí e Volta Redonda.
Benefícios da cirurgia de Catarata
Após a cirurgia de catarata, em poucos dias o paciente recupera a acuidade visual, ou seja, passa a enxergar com mais nitidez e foco, sem a presença da visão esfumaçada. Assim pode voltar a ter uma rotina normal, melhorando sua qualidade de vida e exercendo atividades que precisaram ser diminuídas ou até interrompidas por causa da Catarata, como dirigir, jogar baralho, ler livros e revistas. Grande parte dos pacientes, inclusive, podem diminuir a necessidade de utilização de óculos, uma vez que as lentes intra-oculares são cada dia mais modernas.
Antes de fazer a cirurgia de Catarata, é preciso ficar atento a algumas recomendações da C.O.M. Dr. Ricardo Martin:
• Para casos de cirurgia de Catarata através de convênio médico, trazer com antecedência a guia autorizada;
• Tomar banho e lavar bem o rosto;
• Não usar maquiagem, creme e/ou perfume;
• É necessário, para a sua segurança, estar acompanhado de um responsável;
• Usar roupas fáceis de serem trocadas;
• Não portar objetos de valor;
• Consulte o seu cardiologista e peça-lhe orientação quanto à necessidade de alterar a medicação por anti-coagulantes: Ginkgo Biloba, AAS, Melhoral Infantil, Coumandin, Marevan, entre outros;
• Levar, no dia da cirurgia, todos os exames pré operatórios;
• Levar, no dia da cirurgia, óculos de sol e 01 caixa de lenço descartável;
• Fazer jejum de 06 horas antes da cirurgia de catarata;
• Iniciar o uso do colírio Zypred ao acordar no dia da cirurgia.
Após a cirurgia de catarata, veja quais os cuidados que devem ser tomados:
Logo após o término da cirurgia de Catarata, os pacientes são encaminhados até os apartamentos do centro cirúrgico, recebem atendimento pós-operatório e lanche. Em seguida são liberados e podem voltar pra casa normalmente, apenas tomando alguns cuidados:
• Não esfregar esfregar nem coçar os olhos;
• Não realizar nenhum tipo de esforço físico;
• Evitar ambientes quentes e poluídos, vapor, poeira, vento, shampoo e sabão no olho operado;
• Nos primeiros dias, não dormir sobre o olho operado;
• Evitar movimentos bruscos com a cabeça;
• Usar os medicamentos receitados na dose e hora correta. Não alterar, nem parar sem a ordem expressa de seu médico;
• Lavar as mãos antes de pingar os colírios.
A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin é especializada em cirurgia de Catarata e cirurgia refrativa e está situada no centro da cidade de Juiz de Fora. O Diretor Técnico e Oftalmologista (Cirurgião), Dr. Ricardo Martin, já realizou mais de 7.000 (sete mil) cirurgias de catarata em juiz de fora.
Para agendamento de consultas ou no caso de dúvidas, preencha o formulário acima ou ligue 3215-4727.