Os cuidados com os olhos devem acontecer durante toda a vida. Mas é principalmente na terceira idade que surge uma das doenças oftalmológicas mais comuns, a catarata.

A catarata é a perda progressiva da transparência do cristalino a lente natural do olho. Com o avanço da doença, o paciente começa a enxergar como se estivesse em frente a uma janela embaçada, já que a opacidade do cristalino diminui a intensidade de luz que chega na retina, provocando a redução progressiva da capacidade de enxergar bem, com sintomas como o borramento da visão e a distorção de imagens.

Estima-se que cerca de 10 milhões de brasileiros acima de 60 anos possui a doença. Apesar de menos frequente, a catarata também pode atingir jovens, adultos e até crianças. Na infância, a catarata normalmente é congênita, ou seja, já nasce com a pessoa. No adulto jovem, são possíveis os casos de catarata traumática ou patológica.

Não existem tratamentos clínicos para evitar, reduzir ou eliminar a catarata. Quando ela é formada, só poderá ser removida por meio da cirurgia. Segundo dados divulgados pela American Society of Cataract and Refractive Surgery, 98% dos pacientes submetidos à cirurgia apresentaram uma melhora significativa da visão após a cirurgia.

A técnica mais moderna, segura e eficiente para o tratamento da catarata é a Facoemulsificação. Além da praticidade da cirurgia, ela é feita com uma pequena incisão e anestesia tópica, ou seja, somente com o uso de colírios. O retorno gradativo da visão inicia-se logo após o procedimento, melhorando muito nas próximas 24 horas. Em poucos dias o paciente já pode retomar suas atividades diárias.

 

Leia mais:

Entenda o que é a DMRI

Alergias oculares exigem atenção especial

Uso incorreto das lentes de contato pode prejudicar a visão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat