A Catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho humano). Esta opacificação causa um embaçamento visual – algo como a visão em um dia de neblina ou através da fumaça. Na grande maioria dos casos, a Catarata surge na terceira idade, pois a principal causa é o envelhecimento das células. No entanto, a opacificação do cristalino (Catarata) pode surgir durante a infância, quando é chamada de catarata de desenvolvimento, principalmente as portadoras da Síndrome de Down. Também adquirida durante a gestação, através de infecções (toxoplasmose, rubéola e citomegalovirus), a Catarata pode surgir devido a alterações embrionárias e condições genéticas.

Além dessas, existe a catarata traumática, que é resultante de traumas oculares, como socos, queimaduras, choques e até radiações (ultravioleta e microondas). Se os ferimentos perturbarem o eixo de visão, a cirurgia de catarata é necessária.

Pesquisadores da Áustria detectaram em um homem de 55 anos um tipo de catarata em formato de estrela em um de seus olhos. No exame realizado pela Universidade Médica de Innsbruck foi notada uma mancha “estrelada” no cristalino, que teria sido causada após a região do globo ocular sofrer um trauma, no caso, um soco.

 

Leia Também:

O uso de computadores afeta a visão?

Reduza o estresse respirando fundo!

Pilates é alternativa para quem já não tem o mesmo pique da adolescência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat