Muitos problemas oculares podem ser curados se tratados logo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos casos de cegueira poderiam ser impedidos se tivessem recebido tratamento em sua fase inicial. Visitas regulares ao oftalmologista são essenciais para manter uma saúde ocular adequada. Recomenda-se uma consulta pelo menos uma vez ao ano.
Doenças como a catarata e o glaucoma podem comprometer completamente a visão, e seus sintomas costumam aparecer mais claramente apenas nos estágios mais avançados da doença. Por isso, é importante que o paciente visite regularmente seu oftalmologista, para acompanhar como anda a saúde dos olhos. Desta maneira, é possível detectar estas doenças ainda em seus estágios iniciais e tratá-las completamente.
Consultas de rotinanão se tratam apenas de conjuntos de exames, e sim de uma avaliação da saúde ocular global do paciente. O objetivo é analisar como é seu dia-a-dia no trabalho, se pratica atividades físicas regularmente, se usa lentes de contato e afins, com o objetivo de avaliar com mais precisão a saúde ocular do paciente.
O check up regular pode investigar causas que vão de miopia, hipermetropia e astigmatismo, indo até doenças como o glaucoma e a catarata.
Leia mais: Causas de cegueira no Brasil e no mundo
Uso prolongado de pílula anticoncepcional pode elevar risco de glaucoma