Diferente da Catarata, a perda de visão por glaucoma é irreversível e atinge cerca de um milhão de brasileiros. O Glaucoma está diretamente relacionado com a pressão ocular. Ou seja, quanto maior a pressão do olho, maior também é a chance de ocorrer lesão do nervo óptico e consequente perda do campo visual. A doença faz com que as fibras do nervo óptico sejam danificadas de forma lenta e progressiva, criando pontos cegos que não podem ser recuperados.
A principal arma contra o Glaucoma é a prevenção. Uma das formas de prevenir a doença é a alimentação. Estudos realizados na Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), nos Estados Unidos, concluíram que comer verduras diariamente pode baixar o risco de desenvolver glaucoma para algo em torno de 20%.
A pesquisa acompanhou mais de 100 mil pessoas, de 1984 até 2014, todas com visão saudável no início. Depois de 25 anos de acompanhamento, 1.500 delas desenvolveram o Glaucoma. Os participantes estavam divididos em 5 grupos de pessoas que consumiam saladas e verduras em intensidades diferentes. Aqueles que comiam mais verduras foram mais beneficiados. Como o Glaucoma é influenciado pelo fluxo de sangue no nervo óptico. As saladas e verduras contêm substâncias que regulam o fluxo sanguíneo no nervo óptico, reduzindo as chances do surgimento da doença.
A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin possui especialistas em Glaucoma, com exames específicos para identificar o surgimento da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para frear seu avanço, sendo indicado para toda as pessoas realizar visitas anuais ao oftalmologista para aferir a pressão ocular e avaliar o nervo óptico.
O tratamento tem como objetivo reduzir a pressão ocular, inicialmente com o uso de colírios, e em casos resistentes ao tratamento clínico, cirurgia e laser podem ser necessários.
Por ser uma doença incurável, o Glaucoma deve ser acompanhado por toda vida através de consultas regulares para aferição da pressão ocular e realização de exames de campo visuais.
LEIA TAMBÉM: