Vários filmes e animações vêm sendo criados com a tecnologia 3D, onde é possível enxergar a profundidade, tornando as cenas cada vez mais reais. Na maioria dos equipamentos, este efeito só é possível com o uso de um óculos especial, caso contrário a imagem fica embaçada, comprometendo os detalhes do filme.

A Samsung, empresa sul-coreana e uma das primeiras a trazer a TV em 3D para o Brasil, alertou em seu website australiano sobre alguns sintomas que a exposição a essa tecnologia poderia trazer, principalmente para gestantes, crianças e idosos e quem já tenha algum problema, como labirintite. Tontura, espasmos musculares, náusea, enjoo, ataques epilépticos e até convulsões estariam entre eles. A empresa afirmou também que pessoas com problemas para dormir deveriam evitar usar o aparelho.

Ao colocar os óculos, a retina precisa se adaptar para fazer as imagens se transformar em terceira dimensão. A neurologista Célia Roesler afirma: “Para algumas pessoas, o esforço cerebral pode ser maior e levar a uma fadiga ocular. Há adultos e crianças que colocam os óculos e já enxergam a imagem em 3D imediatamente. Outros, não”, diz. Com isso, os desconfortos podem surgir.

Mas não se apavore. Segundo a especialista, embora ainda não existam muitos estudos sobre a tecnologia, essas reações do organismo não são tão frequentes – e nem há um dano a longo prazo – e as mais graves, como ataques epilépticos, podem ocorrer em quem já sofre com o problema, ainda que faça tratamento. As gestantes também merecem atenção. “Elas já têm o metabolismo, frequência cardíaca, tireoide e fluxo sanguíneo cerebral alterados por conta da gravidez, e, por isso, correm mais risco de sentir tontura e náuseas”, diz.

Abaixo estão algumas dicas para garantir uma diversão tranquila e saudável:

– Bactérias e doenças podem ser transmitidas pelos óculos, como a conjutivite, por exemplo. Certifique se os óculos são higienizados;

– Procure ficar o mais distante possível da tela. Se for no cinema, escolha uma poltrona mais para o fundo da sala. Em casa, coloque a TV o mais distante que puder do sofá;

– Caso se sinta mal durante o filme, não se desespere. Tire os óculos e feche os olhos por alguns minutos. Se persistir o mal-estar, é melhor deixar a diversão para outro dia e procurar um médico;

– Ao terminar de ver um filme, seja em casa ou no cinema, nunca levante imediatamente. É preciso fazer uma adaptação para os olhos voltarem à visão real. Ainda sentado, retire os óculos e olhe para sua mão e para outra imagem mais distante, por 5 minutos.

(Fonte: Revista Crescer)

 

Leia também:

Cirurgia de Catarata em Juiz de Fora

Bem Estar exibe Matéria sobre Catarata e Pterígio

Vista cansada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat