A cirurgia refrativa é o nome usado para referir às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo através do laser. Muitas pessoas têm receio de se submeter a esse tipo de cirurgia, por isso listamos cinco informações importantes para tirar as principais dúvidas e receios sobre esse procedimento. Confira:

1)        A córnea tem missão de proteger a visão e, dependendo de suas condições, ela nos permite ou não enxergar com nitidez. Quando comprometida por traumas ou doenças, faz com que o mundo fique embaçado. Por isso, há procedimentos específicos para correção de grau de miopia, dificuldade para ver de longe, astigmatismo, visão embaçada tanto de longe quanto de perto, e hipermetropia, dificuldade em ver de perto. Em todas elas, é desenhada uma lente na córnea do paciente, corrigindo o problema;

2)        Com o objetivo de corrigir o grau completamente, o oftalmologista pode optar entre dois tipos de cirurgia. Em um deles, o laser age na superfície da córnea. Como a área fica exposta, o pós-operatório é um pouco mais incômodo. O segundo consiste em aplicar o laser para remover a camada epitelial da córnea e, logo em seguida, aplicar novamente o laser para corrigir o erro de refração. O desconforto é leve após a intervenção e, já no dia seguinte, a visão está bem melhor;

3)        A cirurgia a laser é realizada em pacientes com estabilidade de grau. Caso contrário, o problema é corrigido naquele momento, mas a dificuldade de enxergar volta tempos depois.

Mesmo com o grau estabilizado, não há como garantir 100% de eficácia. Se o problema reaparecer, após alguns anos, é possível fazer uma nova cirurgia para retoque;

4)        A intervenção é contra-indicada em casos de alterações na córnea, como ceratocone. Doença que produz afinamento e enfraquecimento da córnea, o que acaba alterando o seu formato, normalmente mais esférico, para uma forma lembrando um cone.

5)        A cirurgia a laser é muito segura. Mesmo assim, como qualquer outro procedimento, não é totalmente isenta de risco. Entre as possíveis consequências estão a não-correção total do grau, inflamação ou infecção.

Se você tem alguma outra dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (32) 3215-4727 ou através do nosso contato. A Clínica de Olhos e Microcirurgia Dr. Ricardo Martin está pronta para sanar todas as dúvidas e altamente preparada para realizar a cirurgia refrativa em Juiz de Fora.

 

Leia Também:

Como é feita a cirurgia refrativa?

Como é feita a cirurgia de catarata?

Cientistas detectam catarata estrelada em paciente na Áustria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat