A volta às aulas é uma ótima oportunidade para os pais observarem se o filho está com dificuldade de enxergar. Segundo o Ministério da Saúde 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta, ainda, que de 3% a 10% das crianças de 7 a 10 anos do país precisam usar óculos. A dificuldade em ver com nitidez pode permanecer durante toda a vida se o problema não for corrigido até os sete anos – época crucial na qual seu sistema nervoso ocular e cerebral tem boa plasticidade.
As doenças oculares mais comuns em bebês e crianças são: Glaucoma Congênito, Catarata Congênita, Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Estrabismo. Conheça os principais sinais de problemas de visão na infância:
• Até 2 anos: lacrimejamento constante, fotofobia, olhos avermelhados com secreção, olhos com cor acinzentada ou opaca e falta de interesse pelo ambiente e pelas pessoas.
• De 3 a 7 anos: inclinação da cabeça para um lado, dores de cabeça e nos olhos com frequência, assistir TV muito próximo à tela, olhos desviados para o nariz ou para fora, coçar os olhos depois de um esforço visual e fechar um dos olhos em local ensolarados.
Leia mais: Simples cuidados podem evitar dificuldades para enxergar na fase adulta
Tablets e smartphones podem prejudicar a visão das crianças e adolescentes
A C.O.M. Dr. Ricardo Martin possui um centro diagnóstico próprio para fazer exames oculares