A arterite temporal, também denominada arterite de células gigantes, é uma doença na qual as artérias de médio calibre, que irrigam o olho, o couro cabeludo e a face ficam inflamadas e estreitadas.
Desenvolve-se em pessoas com idade igual ou superior a 55 anos e afeta mais frequentemente as mulheres com idade superior a 70 ou 80 anos.
É relativamente rara, afetando um número estimado de 2 pessoas em cada 1.000 nos indivíduos com idade superior a 55 anos.
A causa da arterite de células gigantes é desconhecida, embora em algumas pessoas o sistema imunológico responde incorretamente a uma infecção e começa a atacar o revestimento dos vasos sanguíneos como se fosse um invasor estranho.
Esta doença pode causar perda da visão, razão porque é essencial que seja diagnosticada e tratada o mais precocemente possível.
O sintoma mais comum é a dor de cabeça. Outros sintomas comuns incluem, febre, dor na mandíbula depois de mastigar, perda do apetite, dor à apalpação do couro cabeludo ou das têmporas e visão turva ou perda de visão num dos olhos.