O que o Ceratocone tem a ver com o tempo seco e coceira nos olhos? A resposta é: eles estão diretamente relacionados.
Períodos com falta de chuva são favoráveis ao aumento de coceira e irritação nos olhos. O que muita gente não sabe é que, além de causar vermelhidão, irritação e até mesmo infecção ao levar dedos sujos aos olhos, essa coceira pode aumentar o astigmatismo, impedindo a luz de entrar homogeneamente e resultando em distorções e borrões na imagem final.
Coçar os olhos de forma intensa também pode contribuir para a alteração no formato da córnea, causando o ceratocone, deixando a córnea em formato cônico, com perda acentuada da acuidade visual.
O tratamento do astigmatismo consiste, primeiramente, em detectar que parte da curvatura da córnea está causando problemas de visão e seguir com um tratamento personalizado. Isso inclui desde o uso de lentes corretivas até cirurgia refrativa a laser.
Com relação ao ceratocone, o paciente pode fazer uso de óculos e sentir leve melhora, não sendo suficiente para oferecer uma visão de qualidade. Também existem os procedimentos cirúrgicos, como o Crosslinking, o implante de anéis intracorneanos e o PRK Topográfico.
Para os pacientes que não podem ou não querem realizar procedimentos cirúrgicos, as lentes esclerais surgem como uma ótima opção. A principal característica da Lente Escleralé o conforto, pois ela se apoia com suavidade na esclera (parte branca do olho), em vez de apoiar-se na superfície da córnea como as demais lentes.