Segundo o Ministério da Saúde cerca de 110 mil crianças por ano precisam ser hospitalizadas em decorrência de acidentes domésticos. Dentre esses, os acidentes oculares são muito comuns.

Seja por desatenção das crianças ou porque estando em fase de desenvolvimento tendem a mexer em tudo, é necessário estar em constante alerta .

Os danos e sequelas causados na visão por traumas são inúmeros e variam de acordo com a gravidade do acidente.

Com algumas medidas básicas é possível evitar esses acidentes. Confira 5 importantes orientações:

– Não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras,  pois eles representam risco de perfuração ocular.

– Oriente as crianças a evitar o hábito de coçar repetidamente os olhos. Isso pode facilitar o aparecimento de infecções e desencadear doenças.

– Mantenha produtos de limpeza longe do alcance das crianças. O mesmo se aplica a medicamentos.

– Cuidado com as plantas. As pontiagudas e espinhosas podem ferir os olhos. As que soltam líquido leitoso podem causar irritação, se atingirem os olhos.

– Deixe sempre o cabo da panela virado para dentro e mantenha-a tampada.

Vale ressaltar que os sintomas como ardência, vermelhidão, dores e inchaço nos olhos decorrente das lesões nem sempre aparecem logo após o acidente. Em alguns casos, eles demoram um espaço maior de tempo para se manifestar. Por isso, é fundamental que se procure um oftalmologista sempre que houver um acidente ocular, por mais simples que este pareça ser, afinal só ele poderá avaliar a gravidade do caso, diagnosticar com precisão os danos causados e indicar o tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat