Você provavelmente já deve ter ouvido sua mãe ou avó dizer que você deveria consumir determinado alimento por ele “fazer bem para a visão”. Talvez tenha sido apenas uma estratégia para fazê-lo comer, mas, no fundo, elas estão certas. Há diversos alimentos amigos da saúde ocular.
Determinados alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar doenças oculares.
É de conhecimento popular que comer cenoura faz bem aos olhos. Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas.
Os peixes geralmente servidos em restaurante japoneses, salmão, atum, truta, anchovas e cavala são ricos em ômega-3 e ômega-6 e por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco.
Uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema do ovo, ainda contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxidativos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da visão.
As verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata.
Frutas vermelhas e cítricas são ricas em vitamina C – que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.
De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesses tipos de alimentos, é importante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado.
LEIA TAMBÉM:
29 DE AGOSTO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO