No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo.
O cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose, catarata e outros 50 tipos diferentes de doenças. Confira neste texto os malefícios que o tabaco podem causar aos olhos.
Vale destacar que, o ciclo de produção do cigarro, envolve outros fatores de risco a saúde e ao meio-ambiente, tendo em vista o uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o percentual de fumantes caiu 28% nos últimos oito anos no Brasil, em decorrência de ações de controle do tabaco implementadas no país. A expectativa é que esse índice diminua ainda mais com a adesão às campanhas incentivando a cessação do uso do tabaco. Elas foram instituídas pela Organização Mundial da Saúde, e pela regulamentação de leis, como é o caso da lei federal 12.546, que proíbe fumar em locais fechados e de uso coletivo em todo território nacional, medida adotada para proteger a população dos riscos do tabagismo passivo em ambientes públicos, locais de trabalho e meios de transporte.
Existem diversos métodos para deixar de fumar e procurar a ajuda profissional irá elevar as chances de cessar o fumo e fará com que o processo seja mais fácil.
LEIA TAMBÉM: