Você sabia que o tabagismo também faz mal à visão? É isso mesmo.
A maioria das pessoas costuma relacionar os males do tabaco às doenças respiratórias, cardíacas ou mesmo ao câncer. Chega a ser uma surpresa para o paciente quando ele descobre que a sua doença ocular foi agravada pelo cigarro.
Os fumantes são potenciais portadores de doenças graves da visão, como glaucoma, DRMI – degeneração macular relacionada à idade e catarata. Estas doenças estão entre as maiores causadoras de cegueira no mundo.
Mas não para por aí. A fumaça do cigarro é um irritante que piora os sintomas de olho seco não só para o fumante ativo mas para o passivo também. Isso causa sintomas que vão desde uma leve irritação dos olhos até lacrimejamento excessivo, queimação, prurido (percepção incômoda na pele que desencadeia a necessidade de se arranhar, popularmente conhecido como coceira), entre outros.
Até as crianças podem ser afetadas pelo cigarro, principalmente pela exposição delas em ambientes onde se fuma (dentro de casa ou do carro, por exemplo). Além do risco de desenvolver a conjuntivite alérgica, as crianças filhas de mães fumantes tem risco maior de desenvolver estrabismo.
No próximo dia 29 é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.