A presbiopia é um problema ocular que afeta as pessoas entre os 40 e os 45 anos de idade. Nesse momento, os objetos próximos começam a parecer desfocados. Ler mensagens no celular, o jornal, a validade de um produto tornam-se tarefas extremamente difíceis ou mesmo, impossíveis.
À medida que atinge a meia-idade, o cristalino pode perder a elasticidade e torna-se menos flexível. A luz de objetos próximos se concentra atrás da retina ao invés de se concentrar nela, o que resulta em visão embaçada.
Entre os sintomas da presbiopia, temos:
• Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas
• Visão borrada ao ler algo na distância normal
• Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto
• Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto
• Necessidade de afastar algo que se está lendo.
Se você tem mais de 40 anos e acha que está tendo dificuldade para focalizar algo de perto, deve visitar um oftalmologista para um exame ocular e fazer o diagnóstico adequado.
A presbiopia é diagnosticada em um exame ocular completo, que testará a acuidade visual do paciente, poder refrativo (habilidade de adaptar-se a mudanças de foco de visão), as condições dos músculos oculares e da retina.
A cirurgia refrativa pode melhorar, em muitos casos corrigir, a dificuldade de enxergar de perto, causada pela Presbiopia.
LEIA TAMBÉM: