A ambliopia trata-se da diminuição da acuidade visual num local que não se encontra lesão ocular no exame oftalmológico. O problema é meramente funcional e pode ocorrer mesmo com uso de óculos, quando as estruturas oculares apresentam-se aparentemente normais.

A doença aparece durante o desenvolvimento da visão. O olho amblíope não apresenta um amadurecimento adequado da visão e é popularmente conhecido como “olho preguiçoso“. A incidência de ambliopia em crianças em idade escolar é de aproximadamente 4% e, em geral, pode ser tratada e prevenida nos primeiros anos de vida.

Estrabismohipermetropiaastigmatismocatarata congênita e qualquer outro fator que impeça a formação do foco da imagem na retina são as causas mais frequentes de ambliopia. No entanto, o estrabismo ainda é responsável por grande parte dos casos de ambliopia.

O tratamento mais comum da ambliopia é a oclusão, ou seja, o fechamento momentâneo, do olho de melhor visão. A doença precisa ser tratada até os 6 anos de idade. O tempo para oclusão depende da intensidade da doença e da idade do paciente. Na maior parte dos casos, a ambliopia deve ser detectada e tratada antes da idade escolar, quando a visão ainda está em desenvolvimento.

 

Leia mais: Mitos e verdades sobre conjuntivite

Entenda a síndrome do olho fantasma

Você sabe o que é celulite orbitária?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat