O uso excessivo de aparelhos eletrônicos antes de dormir está reduzindo a qualidade e o tempo de sono das pessoas. A exposição à luz artificial entre o anoitecer e a hora em que vamos para a cama suprime a liberação do hormônio melatonina, que melhora o sono, aumenta o estado de alerta e muda o ritmo do nosso relógio biológico, tornando mais difícil adormecer.
Nos últimos anos, aparelhos com telas que emitem luz, como celulares, televisões, tablets e computadores, invadiram o quarto e contribuem para o alto número de pessoas que relatam falta de sono ou sono conturbado.
As tecnologias que são recebidas passivamente, como TVs e música, são diferentes daquelas interativas, como celular, videogame e internet. Os dispositivos interativos deixam as pessoas mais alertas e interrompem o processo de início do sono.
Por isso, é importante ter uma rotina diária, como ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário; diminuir a iluminação da casa quando estiver perto da hora de dormir e fazer exercícios regularmente, de preferência pela manhã (evite atividades que exijam muito esforço durante a noite).
Leia mais: Excesso de video game prejudica a visão?