Depois do Outubro Rosa, durante o mês de novembro, é realizado o Mês do Combate Mundial ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o câncer mais frequente em pessoas do sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele. Aproximadamente 16% dos homens são portadores da doença.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista, para discutir e se informar sobre a realização do exame. Aqueles com maior risco da doença (histórico familiar, raça negra) devem procurar o médico especialista a partir dos 45 anos. O exame é feito através da dosagem sérica do PSA no sangue. PSA é o termo médico para uma glicoproteína com a função de em liquefazer o esperma.

Porém, cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados apenas pela dosagem do PSA, o que traz a necessidade do exame de toque.

É bom observar a saúde com cuidado extra em caso de obesidade, avanço da idade e sedentarismo, pois são os principais fatores que podem acarretar o câncer de próstata.

Não existem métodos preventivos para evitar a doença, mas os exames podem detectar precocemente e aumentar as chances de cura em 90%. Por isso, é importante não ter receios, se informar e consultar um urologista com certa frequência.

Leia mais: Outubro rosa: mês de conscientização do câncer de mama

Sal e açúcar na medida certa

Benefícios dos exercícios físicos independem de idade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat