O daltonismo é a incapacidade de ver determinadas cores de forma normal. A deficiência visual costuma ser herdada geneticamente, mas algumas lesões no aparelho visual ou no sistema neurológico também podem acarretar uma disfunção nos olhos para identificar cores.
O padrão da doença é transmitido da mãe para filhos do sexo masculino, através do cromossomo X com o gene da doença. Em caso de filhos do sexo feminino, para que o daltonismo se manifeste, é necessário que o cromossomo deficiente venha por parte tanto da mãe quanto do pai, caso contrário, o indivíduo será apenas portador da deficiência genética. Devido a isso, 97% do diagnosticados com a doença são indivíduos do sexo masculino.
Não existem níveis para a doença, apenas tipos: Monocromacia, Dicromacia e Tricromacia Anómala. Sendo a dificuldade para diferenciar entre vermelho e verde a forma de manifestação mais comum de daltonismo. Porém, a percepção das cores varia bastante de um daltônico a outro. Em média, pessoas que sofrem da doença enxergam entre 500 e 800 cores.
A maior parte dos daltônicos nem mesmo sabe que possui a deficiência visual. Consulte seu médico oftalmologista em caso de dúvidas. Ele pode verificar a sua visão de cores com diferentes tipos de exames e testes oftalmológicos, além de manter sua saúde ocular em dia.
Leia mais: Você sabe o que é a heterocromia?
Primeira consulta com o oftalmologista deve acontecer até os 3 anos