Muita gente não sabe, mas não existe só Herpes Labial e Herpes genital, também existe o Herpes Ocular. Olho vermelho, fotofobia, irritação ocular, sensação de corpo estranho e lacrimejamento excessivo são os sintomas mais típicos da doença.
Essa infecção pode ser causada pelo vírus da Herpes Simples e daHerpes Zoster. O Herpes simples é muito mais comum e é a forma como as pessoas geralmente conhecem a doença. O vírus da Herpes afeta, geralmente, apenas um dos olhos, mas vale ressaltar que pode acontecer de afetar os dois olhos.
Herpes nos Olhosé mais comum do que parece e pode ser muito grave. O vírus do herpes entra no nosso organismo através da mucosa oral ou nasal e se aloja nos nervos. Eles ficam adormecidos nesses nervos até um momento de baixa imunidade, quando o vírus pode reativar e causar a infecção. Na maioria das pessoas o vírus fica adormecido por toda a vida sem nunca causar nenhuma infecção, mas em outras ele reativa e infecciona.
Os sintomas da Herpes Ocular podem simular uma simples conjuntivite ou outras doenças oculares. Por isso algumas vezes o diagnóstico é feito de forma tardia atrasando o início do tratamento, nunca se esqueça: é importante consultar o oftalmologista sempre que apresentar esses sintomas.
O tratamento da Herpes Ocular vai depender de qual parte do olho foi afetada. Dependendo do tipo de infecção causada no olho, o médico pode usar antiviral, antinflamatórios corticosteroides na forma de colírios. Em alguns casos, depois de controlar a infecção ocular, pode ser necessário fazer cirurgia a laser na córnea para retirar alguma cicatriz que atrapalhe a visão.
Leia mais: Entenda o que é a DMRI