A Degeneração Senil de Mácula (DSM) ou Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença silenciosa que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está à sua frente, além de possibilitar a visão de cores.

A DMRI causa, inicialmente, desconfortos e dificuldades de visão que, muitas vezes, podem ser confundidas com uma simples baixa de visão devido à idade ou ao processo de envelhecimento. Em outros casos, pode passar despercebida pelo paciente, já que um olho compensa a deficiência do outro. Com a progressão da doença, uma mancha escura se instala na visão central e o idoso passa a ver imagens distorcidas e com linhas embaralhadas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), a DMRI é a principal causa de cegueira mundial em pessoas acima dos 50 anos. Fatores como exposição à radiação ultravioleta (luz solar) e tabagismo desempenham um papel nocivo sobre a degeneração.

Dificuldades de visãonão devem ser encaradas como uma consequência natural da idade e, diante de qualquer sinal de alteração visual, o seu oftalmologista deve ser procurado. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado da degeneração macular relacionada à idade.

 

Leia mais:

Alergias oculares exigem atenção especial

O uso de computador afeta a visão?

Uso incorreto das lentes de contato pode prejudicar a visão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat