Pesquisadores do Reino Unido alertam: analgésicos solúveis podem representar um risco em função da alta concentração de sal contida neles. Algumas fórmulas chegam a ter mais sódio do que o recomendado diariamente para um adulto.

O trabalho publicado no “British Medical Journal” analisou exames de 1,2 milhões de pacientes britânicos e encontrou uma relação entre as pastilhas, ataques do coração e acidente vascular cerebral. Comparado a pacientes que tomavam a mesma droga sem sal, aqueles que tomavam com regularidade os medicamentos efervescentes ou solúveis aumentavam em um quinto o risco de ter uma complicação cardiovascular. Eles também eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, o que os pesquisadores dizem ser a raiz do problema.

O estudo analisou 24 diferentes remédios efervescentes, incluindo os principais analgésicos, como paracetamol easpirina, assim como suplementos. O resultado revelou que os níveis de sódio em pastilhas foi desde 3mmol a 18mmol, aproximadamente um quinto de uma colher de chá. O consumo diário recomendado para um adulto é de 104mmol, equivalente a 6 gramas de sal. Uma pessoa que toma a dose máxima de oito pastilhas solúveis de paracetamol, por exemplo, estaria ingerindo 148.8mmol de sódio.

É importante ressaltar que a pesquisa se aplica a pessoas que ingeriam estes medicamentos todos os dias – não significa que um usuário ocasional teria algum prejuízo para a saúde.

 

Leia mais: Cuidados básicos para manter o colesterol na linha

Azeite de Oliva reduz doenças cardiovasculares em 30%

Sal em excesso pode desenvolver catarata subcapsular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat