Uma nova pesquisa prova que a prática de atividades físicas sempre é bem vinda e em qualquer idade. Começar a se exercitar aos 60 anos ajudará a evitar problemas de saúde como doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer e depressão.

Um estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine” acompanhou 3.500 pessoas saudáveis que estavam perto de se aposentar e aqueles que faziam exercícios físicos tinham três vezes mais chances de permanecerem saudáveis pelos oito anos subsequentes se comparado aos sedentários.

As pessoas que realizavam exercícios físicos aos 60 anos eram menos propensas a ter dificuldade com as atividades do dia a dia, como tomar banho e se vestir. Depois de oito anos de acompanhamento dos pesquisadores, um quinto dos participantes foram definidos como saudáveis, sem sofrer de nenhuma doença crônica física ou mental. Este grupo era composto de pessoas que sempre se exercitavam e dos recém-chegados ao exercício. Poucos eram aqueles que não se exercitavam. Fazer exercício regular ao longo da vida é o ideal, dizem os pesquisadores, mas existem benefícios à saúde mesmo para aqueles que começaram atrasados.

Para os pesquisadores, a atividade física não necessariamente significa ir para a academia ou correr, jardinagem e caminhadas para fazer compras também contam.

 

Leia mais: Cientistas britânicos descobrem o gene da obesidade

Sedentarismo pode estar relacionado à visão

Pilates é alternativa para quem já não tem o mesmo pique da adolescência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat