Assim como os alimentos, os produtos de maquiagem também têm data de validade. Dentro desse prazo, o fabricante garante a eficácia e a segurança daquele cosmético. Fora dele, a eficiência vai diminuindo enquanto aumentam os riscos de alergia e irritações.

Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de faixas etárias variadas, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. As mulheres entre 30 e 40 anos são as campeãs, já que não renovam o estoque por serem apegadas a certos tipos de cosméticos que normalmente já saíram de linha.

No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 24 meses é justamente a média de vida útil de um produto fechado. Depois de aberto, ainda segundo a entidade, o tempo de duração tolerável da mercadoria não deve chegar a seis meses.

A região em que o produto foi aplicado pode avermelhar, arder, pinicar, coçar, descamar e ficar áspera, e problemas de pele até mais sérios tendem a aparecer. Saiba o que pode acontecer em cada parte do rosto:

Lábios:As principais consequências são infecções fúngicas, como candidíase ou até bacteriana. A dica é utilizar os dedos para aplicar o produto, e quando começar a cheirar mal é hora de jogar fora. O prazo médio de produtos como batons e gloss varia de seis meses a um ano.

Olhos: Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, cosméticos repletos de substâncias potencialmente irritantes, como talco, podem causar problemas. As sombras, por exemplo, podem causar alergias e até conjuntivite. As mascaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. O rímel pode não apenas vencer e causar infecções nos olhos, mas também ressecar a pálpebra.

Rosto: Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar dermatite de contato na pele e sabe-se que o segundo possui ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes. Depois de seis meses de uso, bases podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite de contato fúngica ou bacteriano. Lavar corretamente o pincel de blush manterá sempre o produto fresco por mais tempo.

 

Leia Mais: Uso incorreto dos cílios postiços pode causar queimadura na córnea

Síndrome do olho seco: como evitar?

Simples cuidados podem evitar dificuldades para enxergar na fase adulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat